Salónica chumba<br> privatização da água

O referendo sobre a privatização da água na região metropolitana de Salónica, a segunda maior concentração urbana na Grécia, terminou, dia 18, com uma esmagadora vitória dos defensores da gestão pública.

No acto participaram cerca de 220 mil cidadãos, entre os 500 mil que votaram nas eleições municipais realizadas no mesmo dia, dos quais 98 por cento se manifestaram contra a privatização do abastecimento de água.

Promovida por movimentos locais, a consulta teve o apoio de 11 municípios, cujos presidentes resistiram às tentativas de proibição do sufrágio por parte do governo, que ameaçou os seus organizadores com prisão.

Os promotores esperam que o governo ouça a voz do povo e suspenda o processo de privatização que envolve a multinacional Suez e o seu parceiro grego Ellakor.




Mais artigos de: Europa

Comunistas reforçam votação

Na primeira volta das eleições regionais e municipais, realizada no domingo, 18, os eleitores gregos penalizaram os conservadores e sociais-democratas no governo.

Salários para crescer

Milhares de funcionários franceses manifestaram-se, dia 15, em mais de cem cidades, pelo aumento dos salários, congelados desde 2010, e a reposição do poder de compra.

EUROMIL reuniu em Lisboa

A Organização Europeia de Associações Militares (EUROMIL) reuniu a sua assembleia bianual em Lisboa, nos dias 24 e 25 de Abril, coincidindo com as celebrações do 40.º aniversário da Revolução de 1974. Segundo um comunicado divulgado, dia 15, na...

Estagnação e deflação

A economia da zona euro praticamente estagnou no primeiro trimestre do ano, evoluindo apenas 0,2 por cento face ao anterior, e 0,9 por cento em termos homólogos. Segundo os dados do Eurostat, divulgados dia 15, a situação no conjunto da União Europeia foi ligeiramente melhor, com um...

Cada um é o seu percurso

A candidatura patriótica e de esquerda que a CDU corporiza nestas eleições para o Parlamento Europeu corresponde aos interesses e aspirações dos trabalhadores e das classes e camadas sociais vítimas de 37 anos de política de direita de PS, PSD e...